domingo, 10 de junho de 2012

Os Ciclos Biogeoquímicos






Ciclos sedimentares
Ciclo do Fosforo
Ciclo relativamente simples, o principal reservatorio e constituido pelas diversas rochas que cedem pouco a pouco seus fosfatos aos ecossistemas terrestres. Os fosfatos sao absorvidos pelos vegetais e utilizados para a sintese de compostos organicos. A decomposicao bacteriana dos cadaveres permite o retorno ao solo dos fosfatos, que em seguida sao retomados pelos vegetais. Uma parte tambem e arrastada pelas aguas de escoamento para o mar, o que permite o desenvolvimento do fitoplancton e de todas as cadeias alimentares que dependem deste.  Uma parte do fosforo do mar pode voltar a terra, principalmente em forma de guano.

 


Ciclo do Enxofre
O ciclo do enxofre esta presente no ar, na agua e no solo. A producao primaria, naturalmente, e que responde pela incorporacao do sulfato na materia organica, ao passo que o excremento animal e uma fonte de sulfato reciclado. O oxido de enxofre (SO2)
liberado na atmosfera pela queima de combustiveis fosseis, principalmente do carvao mineral, esta-se tornando um elemento cada vez mais incomodo da poluicao atmosferica industrial.








Ciclo do Calcio
O ciclo do calcio e de outros minerais envolve organismos que apresentam acumulo de tais elementos e depositos dos mesmos nos solos, nas rochas e nas aguas. O calcio e abundante em esqueletos, em conchas e carapacas. A decomposicao dos mesmos faz esse elemento retornarao meio inorgânico. Mas pela nutricao o calcio retorna a constituicao dos seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário