terça-feira, 8 de maio de 2012

O QUE É UM AQUÍFERO?

Aquífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Outro conceito refere-se a aquífero como sendo, somente, o material geológico capaz de servir de depositório e de transmissor da água aí armazenada.
Assim, uma litologia só será aquífera se, além de ter seus poros saturados (cheios)de água, permitir a fácil transmissão da água armazenada.
Um aquífero pode ter extensão de poucos quilômetros quadrados a milhares de quilômetros quadrados, ou pode, também, apresentar espessuras de poucos metros a centenas de metros.
Etimologicamente, aquífero significa: aqui = água; fero = transfere; ou do grego, suporte de água.
Os aquíferos mais importantes do mundo, seja por extensão ou pela transnacionalidade, são: o Guarani - Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai (1,2 milhões de km2); o Arenito Núbia Líbia, Egito, Chade, Sudão (2 milhões de km2); o KalaharijKaroo-Namíbia, Botswana, África do Sul (135 mil km2); o Digitalwaterway vechte - Alemanha, Holanda (7,5 mil km2); o Slovak_Karst-Aggtelek -República Eslováquia e Hungria); o Praded - República Checa e Polônia (3,3 mil km2) (UNESCO, 2001); a Grande Bacia Artesiana (1,7 milhões km2) e a Bacia Murray (297 mil km2), ambos na Austrália. Em um recente levantamento, a UNECE da Europa constatou que existem mais de 100 aquíferos transnacionais naquele continente

GEOLOGIA GERAL E DO BRASIL


O conhecimento sobre os fenômenos geológicos que explicam como a Terra "funciona" acabam por causar uma modificação real nas relações que cada indivíduo apresenta com o meio ambiente.
É comum que as pessoas tenham uma visão utilitária e imediatista sobre os elementos que formam a Natureza, mas o indivíduo consciente do significado dos processos naturais sente que faz parte do meio ambiente e com isso passa a ter um cuidado maior em suas atividades cotidianas.
Todas as atividades humanas interferem nos processos naturais e trazem consequências, maiores ou menores, desejáveis ou indesejáveis, em prazos mais longos ou mais curtos.
O conhecimento geológico nos permite entender a natureza da localização e oferta de uma infinidade de recursos naturais essenciais à manutenção da qualidade de vida de nossa sociedade. Como exemplo podemos citar os solos, os recursos hídricos, minerais e energéticos.
A Geologia permite compreender e contribuir para a prevenção de catástrofes associadas a uma grande diversidade de riscos naturais, tais como sismos, erupções vulcânicas, deslizamentos de encostas, além daqueles com repercussões na saúde pública.
Os conhecimentos geológicos permitem determinar os melhores e mais seguros locais para a construção de edifícios e outras infraestruturas civis, onde se localizam os melhores locais para a deposição de resíduos, onde se podem construir túneis etc. Por fim podemos afirmar que o conhecimento geológico é estruturante da sociedade e está na base do Ordenamento do Território.